segunda-feira, março 31, 2008

Visitas para o jantar de Páscoa


Os Arautos do Evangelho tiveram a alegria de receber para o jantar de Páscoa em sua sede, dois amigos padres diocesanos: Reverendíssimo Pe. Jose Pinto Rabiana (de óculos), Vice Reitor do Seminario Propedeutico Cristo Rei e o Reverendíssimo Pe. Teodoro Adriano, prefeito dos alunos do mesmo seminario. A foto registra a alegria de todos pela entrada do Ovo de Pascoa enviado pelo revmo. Pe. Joao, Presidente Geral dos Arautos do Evangelho, ao toque de trompetes. O que foi vivamente aclamado por todos.

terça-feira, março 25, 2008

O Martírio de São Tarcísio

Arautos do Evangelho: Peça Teatral o martírio de São Tarcísio.



O setor artístico dos Arautos do Evangelho apresentou no sábado,Vigilia Pascal de 2008, para todos, mais especialmente para os que iam ser batizados naquela noite, o martírio de São Tarcísio. Escreve-nos o nosso encarregado em Maputo: Havia uma bênção palpavel. As máquinas nao as captaram, infelizmente.

In Domina
Jose Eduardo





São Tarcísio viveu no 4° seculo e foi um martir romano. De acordo com um poema no seu túmulo escrito pelo Papa São Damascus no 4° século São Tarcísio estava carregando a Eucaristia, para da-la aos presos cristãos nas prisões de Roma, quando ainda nas ruas foi cercado por curiosos. Preferindo a morte, a permitir a profanação dos Sagrados Sacramentos, este santo recusou–se a entregar a sua preciosa carga e foi morto por pedradas e pauladas. Ele foi enterrado no cemitério de Callixtus e suas relíquias foram reclamadas por São Silvestre. Mais tarde as relíquias do santo foram trasladadas para a Capela de Ângelo Custode em São Domenico Maggiore di Napoli, por ordem do Papa Inocêncio X, durante a guerra de 1646. Alem disto existe uma relíquia do santo na Capela do Instituto S Tarcísio em Roma, Via Appia Antica, 102.

segunda-feira, março 24, 2008

"Luz de Cristo".

O fogo novo é abençoado em silêncio, depois, toma parte do carvão abençoado e colocado no turíbulo, coloca-se então o incenso e se incensa o fogo três vezes. Mediante este rito singelo a Igreja reconhece a dignidade da criação que o Senhor resgata.
A cera, por sua vez, é agora uma criatura renovada. Devolver-se-á ao círio o sagrado papel de significar ante os olhos do mundo a glória de Cristo Ressuscitado. Por isso se grava em primerio lugar a cruz no círio. A cruz de Cristo devolve à cada coisa seu sentido. Por isso o Cânon Romano diz: "Por Ele (Cristo) segue criando todos os bens, os santificas, os enche de vida, os abençoas e repartes entre nós".
Ao gravar na cruz as letras gregas Alfa e Ômega e as cifras do ano em curso, o celebrante proclama: "Cristo ontem e hoje, Princípio e Fim, Alfa e Ômega. Dele é o tempo. E a eternidade. A ele a glória e o poder. Pelos séculos dos séculos. Amém".
Assim expressa com gestos e palavras toda a doutrina do império de Cristo sobre o cosmos, exposta em São Paulo. Nada escapa da Redenção do Senhor, e tudo, homens, coisas e tempo estão sob sua potestade.
O Círio é decorado com grãos de Incenso, que segundo uma tradição muito antiga, que passaram a significar simbolicamente as cinco chagas de Cristo: "Por tuas chagas santas e gloriosas nos proteja e nos guarde Jesus Cristo nosso Senhor".
Ocelebrante termina acendendo o fogo novo, dizendo: "A luz de Cristo, que ressuscita glorioso, dissipe as trevas do coração do e do espírito".
Após acender o círio que representa Cristo, a coluna de fogo e de luz que nos guia através das trevas e nos indica o caminho à terra prometida, avança a procissão dos ministros. Enquanto a comunidade acende as suas velas no Círio recém aceso se escuta cantar três vezes: "Luz de Cristo". (fonte ACI)

Vígilia da Pascoal



Segundo uma antiqüíssima tradição, esta é a noite de vigília em honra do Senhor (Ex 12, 42). Os fiéis, tal como recomenda o evangelho (Lc 12, 35-36), devem asemelhar-se aos criados, que com as lâmpadas acesas nas mãos, esperam o retorno do seu senhor, para que quando este chegue os encontre velando e os convide a sentar à sua mesa" (Missal Romano, pg 275).




A celebração Eucarística é o ápice da Noite Pascal. É a Eucaristía central de todo o ano litúrgico, prece de importância ao Natal ou da Quinta-feira Santa. Jesus Cristo, o Senhor Ressuscitado, nos faz participar do seu Corpo e do seu sangue, na Santa Missa.




Os Arautos do Evangelho tiveram a grande alegria de acompanhar como padrinhos vários novos filhos e filhas da Santa Igreja Católica Apostólica e Romana.

sábado, março 22, 2008

A força de nossas atividades!



Faz parte do carisma dos Arautos do Evangelho a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Là, é que os Arautos Moçambicanos, haurem forças às suas diversas atividades. Là, bem junto a Jesus Sacramentado depositam suas esperanças, aflições do dia-a-dia, seus pedidos pelas mais diversas necessidades. Lá, saem com a alma transpordante de alegria para novos esforços apostólicos. E se preparam para a augusta Semana Santa que se inicia.






quarta-feira, março 19, 2008

Tive sede e me destes de beber...


Os Arautos do Evangelho estiveram em visita a casa das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. As quais exercem seu apostolado em Moçambique desde 1922. Lá estiveram para levar seu apoio através do carisma próprio a eles: Devoção a Nosso Senhor Eucarístico, a Nossa Senhora, ao Papado. Proprocionaram a todos com seus belos cânticos momentos de alegria e paz.

domingo, março 16, 2008

Domingos de Ramos em Maputo

Por ocasião do Domingo da Paixão do Senhor a bênção dos ramos foi dada por Dom Francisco Chimoio (Arcebispo de Maputo), tendo a procissão percorrido as principais ruas da capital Moçambicana. Houve grande participação popular nessa caminhada, que lembra a chegada do Divino Mestre a Jerusalém, pouco antes de ser preso e condenado à crucifixão.
Os Arautos do Evangelho participaram das cerimônias, como é habitual, inclusive fazendo a animação musical durante a procissão.
Assista o vídeo abaixo, mandando com exclusividade pelo nosso correspondente em África!

Reunião com amigos e correspondentes


Os Arautos do Evangelho, anualmente, convidam seus correspondentes, pais e amigos para uma retroprespectiva do ano que passou. Juntos agradecem, a Virgem de Fátima, as atividades realizadas e traçam planos para o futuro. Esse encontro é feito em uma das casas dos Arautos, em Maputo, no Bairro Liberdade, Matola, onde houve apresentação musical, teatral e também um lanche que originou animadas conversas.
















sexta-feira, março 14, 2008

Estudos

Entre as várias atividades musicais e educacionais, membros
dos Arautos estudam línguas como o inglês, francês e espanhol.
Além de cultivar o Xangana tão falado em Maputo.
__________________________________________

quarta-feira, março 12, 2008

Juventude


Durante o corrente mês de março vários colégios em Maputo, Moçambique receberam a visita dos Arautos do Evangelho. Essas visitas permitem que os estudantes conheçam com mais detalhes os Arautos e os trabalhos que desenvolvem junto à juventude. Também são feitas demonstrações de habilidade musical, o que muito agrada aos alunos.























Também em nossa sede, no bairro da Liberdade, há grande alegria no convívio.

sexta-feira, março 07, 2008

"Os Salves Marias!"

A expressão: Salve Maria! É usada quando um Arauto cumprimenta outro, em louvor a Nossa Senhora. No bairro em que está localizada a casa dos Arautos do Evangelho, Liberdade, em Maputo, eles também são conhecidos como: os “Salve Marias!”. E frequentemente nas ruas pessoas de fora da Associação saúdam aos Arautos com a expressão: “Salve Maria!” A alegria das crianças que repetem a saudação angélica, vê-se estampada no filme abaixo. Assista!

quinta-feira, março 06, 2008

Uma chama de fé: Viva Cristo Rei!




Uma das devoções dos Arautos do Evangelho é a Devoção ao Santíssimo Sacramento.
Em Maputo dezenas de jovens se reúnem para pedir ao Reis dos Reis ajuda para o seu dia-a-dia. Além de rezarem pelas intenções de todas as pessoas que a eles se dirigem, pedindo orações.
A Adoração tem início às 7h00 e permanece até às 22h30, quando o Santíssimo é resposto no sacrário. Revezam-se durante todo o dia em duplas de dois pedendio também e muito pela nação Moçambicana, África e pela Igreja em todo o mundo.


quarta-feira, março 05, 2008

Projeto Futuro & Vida



Os Arautos do Evangelho desenvolveram o Projeto Futuro & Vida na Escola Santa Maria do Khongolote, em Maputo.Os estudantes tiveram ocasião de assistir uma representação teatral encenada pelos Arautos, enfocando as opções oferecidas aos jovens pelo mundo, e salientando o que é a verdadeira felicidade. Também foram oferecidas aos alunos demonstrações de habilidades desportivas e artísticas, especialmente musicais.




segunda-feira, março 03, 2008

Visita


Os Arautos do Evangelho receberam a visita de um amigo português, que estava na capital Moçambicana, Maputo, para rever parentes e amigos. Na foto o Sr. Costa, camisa branca, aparece ao lado do encarregado do apostolado em Moçambique o Sr. José Eduardo.

sábado, março 01, 2008



Arautos de Moçambique juntos ao Pe. João Clá,
Presidente Geral dos Arautos do Evangelho.
Dedicamos este site a São Luis María G. de Montfort.

Família

O Papa Bento XVI disse ao receber no Vaticano o novo embaixador da Eslováquia, em 2007:
"famílias fortes são fundadas sobre casamentos fortes e, que sociedades fortes são construídas e baseadas em famílias fortes".
Assim, procurando ajudar a união familiar, os Arautos do Evangelho, têm uma programação para famílias católicas que se reúnem em sua sede várias vezes por semana: Adoração, terço, catecismo e cânticos...