terça-feira, julho 29, 2008

Mastrong está em festa.


Maputo, 27 de julho de 2008.

Hoje, a Comunidade de Sant’Ana de Mastrong está em festa.

Nesta pujante e fervorosa Comunidade, pertencente a Paróquia de Nossa Senhora da Assumpção, no Bairro da Liberdade, a alegria era geral, em uma manhã de sol radioso. Iniciando as comemorações, foram plantadas duas árvores em frente a espaçosa Capela, construída e inaugurada recentemente. Em seguida, acompanhada por centenas de fiéis, ao som de cânticos e instrumentos, foi entronizada a imagem da Padroeira.
O culto a Sant’Ana (mãe da Santíssima Virgem e avó do Menino Jesus) prestado no Oriente desde o século VI, difundiu-se pelo Ocidente no século X).





quarta-feira, julho 02, 2008

Festa de São Pedro em Catembe






















Chegamos bem a Moçambique e envio-lhe notícias de uma festa tradicional, aqui, em Maputo.
Trata-se de uma procissão marítima realizada no ultimo domingo, 29 de junho, festa de São Pedro.
Existe aqui, na Baia de Maputo, uma pequena cidade chamada Catembe. Ali se instalou há quatro gerações uma pequena e laboriosa colônia de pescadores oriundos de Goa, na Índia.
São muito católicos e todos os anos realizam esta festa, homenageando o padroeiro dos pescadores. Ademais, aconteceu, pouco tempo depois da chegada dos primeiros que, na pequena capela em que se reuniam para as orações, houve um incêndio. Tudo se queimou, exceto a pequena imagem de São Pedro, de uns 15 centímetros. Assim, a devoção ao Santo e a veneração a esta imagem aprofundou-se ainda mais.
Houve missa e depois a procissão marítima na Baia. Durante a mesma, houve um momento em que todas as embarcações aproximaram-se e desligaram os motores para que, em seguida, o Sacerdote desse solene benção.