Os Arautos do Evangelho em Johannesburg, dentre muitas atividades pastorais, visitas com a Imagem do Imaculado Coração em residencias, divulgação do Oratório de casa em casa. Também colaboram com a Rádio Veritas. Atualmente tratando sobre o tema do Rosário.
segunda-feira, agosto 18, 2008
domingo, agosto 17, 2008
Festa da Assunção em Maputo, na Casa dos Arautos
Marcadores:
Africa,
angelus,
Assunção,
católico,
Maputo,
Nossa Senhora do Rosário de Fátima,
padre dos Arautos do Evangelho,
padre joão clá,
Pe. João Clá Dias
Nesse último, 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o Papa Bento XVI não realizou a Audiência Geral, das quartas-feiras, sim celebrou Missa Solene na paróquia de São Tomás, em Castel Gandolfo ao meio dia rezou o Angelus.
Abaixo a íntegra do Ângelus:
"Caríssimos irmãos e irmãsCelebramos hoje a solenidade da Assunção da Virgem Maria. Se trata de uma festa antiga, que há em seu fundamento último na Sagrada Escritura: Esta, de fato, apresenta a Virgem Maria estreitamente unida a seu Filho divino e, sempre a Ele, solidária. Mãe e Filho aparecem estreitamente associados na luta contra o inimigo infernal até a vitória plena sobre ele.Esta vitoria exprime-se em particular na superação do pecado e da morte, isto é na superação daqueles inimigos que São Paulo apresenta sempre juntos. Por isso, como a ressurreição gloriosa de Cristo foi o sinal definitivo desta vitória, assim a glorificação de Maria também no seu corpo virginal constitui a confirmação final da sua plena solidariedade com seu Filho tanto na luta quanto na vitória. De tal profundo significado teológico do mistério, se fez intérprete o Servo de Deus Papa Pio XII, no pronunciamento de 1º de novembro de 1950, na solene definição dogmática deste privilégio mariano. Ele declarava: "Em tal modo a Augusta Mãe de Deus, misteriosamente unida a Jesus Cristo fim de toda eternidade com um mesmo decreto de predestinação, Imaculada na sua concepção, virgem casta na sua divina maternidade, generosa sócia do Divino Redentor, que conseguiu um pleno triunfo sobre o pecado e sobre suas conseqüências, ao fim, como supremo coroamento de seus privilégios, obtém de ser preservada da corrupção do sepulcro e, vence a morte, como outrora o seu Filho, de ser exaltada em alma e corpo à gloria do Céu, onde resplende Rainha à direita do seu Filho, Rei imortal dos séculos".Caríssimos irmãos e irmãs, assunta ao céu, Maria não é longe de nós, mas está agora muito próxima e a sua luz se projeta sobre nossa vida e sobre a história da humanidade inteira. A graça do fulgor celeste da Mãe do Redentor, recorremos com confiança aquela que do alto nos guarda e nos protege. Precisamos todos do seu auxilio e do seu conforto para afrontar as provas e desafios de todos os dias, precisamos senti-la mãe e irmã nas concretas situações da nossa existência.E para poder dividir um dia também nós, para sempre, o seu mesmo destino, imitemo-la na doce parte de Cristo e no generoso serviço dos irmãos. É este o único modo para desfrutar, já nessa nossa peregrinação terrena, a alegria e a paz que vive com plenitude que chega a meta imortal do Paraíso".
Na casa dos Arautos em Maputo, houve missa celebrada pelo Vigário da Paroquia, Pe. Manuel Tavares, em comemoracao da Festa da Assuncao de Nossa Senhora, também as intençoes foi pelo Padre João Clá Dias, que aniversaria nessa data.
segunda-feira, agosto 11, 2008
Entrevista Arcepisbo de Maputo para os Arautos de África do Sul
Marcadores:
Africa do Sul,
africanos,
arautos do evangelho,
católico,
church,
Evangelização,
Maputo,
Moçambique,
Pe. João Clá Dias,
Peregrinação,
Sacertotes Arautos
Entrevista de Dom Francisco Chimoio Arcebispo de Maputo para os AE
AE -Estamos aqui recebendo o Arcebispo de Moçambique D. Francisco Chimoio e a delegação moçambicana que esteve na Jornada Mundial da Juventude, com o Papa na Austrália. Gostaríamos de perguntar a Dom Chimoio, qual a mensagem que ele trouxe para os jovens e qual a meta que o Santo padre teve com o congresso da juventude na Austrália.
Dom Chimoio – Muito obrigado a todos, mais uma vez tenho a oportunidade de saudar-vos e de vos desejar um bom trabalho. A nossa viagem como delegação de Moçambique para a Austrália correu bem, foi um tanto longa, mas valeu apena. E de fato tivemos a possibilidade de nos reunirmos ao lado do Santo Padre, com outros jovens de outras dioceses e nações. Éramos 400 bispos e uns 500 mil jovens, que afluíram aquela terra. Esperávamos que não fosse tanta gente dada a distância que é grande, mas esta foi vencida pela vontade que todos os jovens tiveram de querem partilhar com os outro a sua Fé, a sua Esperança a sua Caridade.A mensagem que de fato norteou todo este encontro com o Santo Padre foi que de fato cada jovem no seu pequeno mundo onde vive não se sinta como ilha, seja também como parte integrante do povo cristão em caminho, isto é, cada saber tomar sobre si mesmo, as responsabilidades da sua vocação de cristã, serem testemunhas de Jesus ressuscitado. Isto significa ter o coração aberto, um coração sincero, um coração que é cheio de amor e um coração disponível para acolher e fazer frutificar a obra trazida por Jesus. Ser dócil ao espírito do Senhor e também uma das coordenas que mais sublinhou o Santo Padre. Teve a possibilidade de crismar alguns jovens de algumas nações. E mesmo a sua mensagem sublinhava esta grande necessidade que todo cristão tem de transformar o ambiente em que ele vive. O cristão não se deve conformar com a mentalidade deste mundo. Deve transformar-se e dar realmente luz no meio de tanta treva que vêem. Criar condições para sermos de fato pacíficos, para sermos também anunciadores e sobre tudo para sermos discípulos de Jesus, que passou toda sua vida fazendo o bem, que nos ensinou o caminho para ir ao Pai, que nos fez compreender que nos temos valor. Que nos fez compreender também que Deus nos considera seriamente e seriamente nos devemos também corresponder ao nosso Deus.
É esta mensagem, queridos irmãos, que vai nos orientar ao longo destes anos que nos separam da próxima Jornada Mundial da Juventude.
AE- Muito obrigado Dom. Francisco por suas palavras e gostaríamos de pedir as suas orações para que a juventude corresponda a todos os anseios do Santo Padre . Muito obrigado e boa viagem de regresso a Maputo.
0o0
Os AE em Johannesburgo organizaram a passagem da comitiva vinda Moçambique para a Austrália. Como não há vôo direto de Maputo para Sidney, eles vieram de ônibus de Maputo até Johannesburg (8 horas) e daqui tomaram o avião para Sidney. Isto foi na ida e na volta. Organizamos o almoço na ida e os conduzimos até o aeroporto e na volta foi o jantar em nossa casa e depois a partida novamente de ônibus para Maputo. Eram 35 pessoas, incluindo o Arcebispo Dom Francisco Chimoio, cinco sacerdotes e jovens catequistas e líderes de grupos de jovens de diversas paróquias de Moçambique.terça-feira, agosto 05, 2008
Nossa Senhora em visita aos Núcleos
Marcadores:
africanos,
arautos do evangelho,
Maputo,
Moçambique,
na africa,
Nossa Senhora do Rosário de Fátima,
Sacertotes Arautos
Nossa Senhora em visita aos Núcleos
A Paróquia de Nossa Senhora da Assumpção, do bairro da Liberdade em Maputo, Moçambique, está promovendo a visita da Imagem da Padroeira, venerada sob este título, a todos os seus Núcleos.
Aqui em Moçambique as Paróquias e Comunidades católicas são constituídas por Núcleos. Estes Núcleos são formados por diversas famílias, abrangendo um determinado espaço geográfico no bairro. Normalmente, cada Núcleo é composto por uma média de 30 famílias, que se reúnem semanalmente em uma das casas de seus membros para rezarem, ouvirem e partilharem as Leituras Sagradas e também tratarem de assuntos de interesse comum às mesmas famílias ou concernentes às realidades sociais do Bairro.
A Paróquia de Nossa Senhora da Assumpção, do bairro da Liberdade em Maputo, Moçambique, está promovendo a visita da Imagem da Padroeira, venerada sob este título, a todos os seus Núcleos.
Aqui em Moçambique as Paróquias e Comunidades católicas são constituídas por Núcleos. Estes Núcleos são formados por diversas famílias, abrangendo um determinado espaço geográfico no bairro. Normalmente, cada Núcleo é composto por uma média de 30 famílias, que se reúnem semanalmente em uma das casas de seus membros para rezarem, ouvirem e partilharem as Leituras Sagradas e também tratarem de assuntos de interesse comum às mesmas famílias ou concernentes às realidades sociais do Bairro.
Como uma preparação para os dias da comemoração da Padroeira, o Pároco decidiu que a Imagem de Nossa Senhora passasse um dia em uma casa escolhida em cada Núcleo. Assim, entre o entardecer e o início da noite, Nossa Senhora tem percorrido as ruas do Bairro em procissão, ao som de cânticos intercalados pela recitação do Rosário.
A presença de Nossa Senhora nas ruas e lares do bairro tem sido um fator de grande afervoramento na piedade dos fiéis.
O período total das visitas deve durar 1 mês, encerrando-se alguns dias antes da Festa da Assumpção, que neste ano será em 17 de agosto.
Assinar:
Postagens (Atom)